A Smiles, programa de fidelidade e pontos da GOL, tem diversas categorias e a mais elevada delas é a Diamante que disponibiliza passagem aérea grátis para um acompanhante todos os anos, válido em todo Brasil e América do Sul, pagando apenas as taxas de embarque. Por esse motivo, a VAY quer te ensinar a usar melhor o benefício que essa categoria possui.

Como emitir um bilhete cortesia?

Uma informação crucial é saber que a compra deve conter apenas 2 (dois) passageiros e se a intenção for viajar com mais pessoas, faça essa compra separadamente. Também, caso a passagem do cliente Diamante já esteja comprada, não é possível adicionar acompanhante, independentemente da forma e canal usado. A passagem precisa ser comprada diretamente no site da GOL, pagando em dinheiro e na mesma reserva do cliente Diamante.

Agora, vamos ao passo a passo:

Inicialmente, é necessário ir ao site da GOL e selecionar “Login”. Aqui, vale ressaltar que ter conta na Smiles não signifca que necessariamente você tem conta na GOL. Uma não tem relação com a outra, nesse quesito. A emissão é feita pela GOL. Dessa forma, se for necessário criar um login, o faça.

Clicando em login, aparece a seguinte página:

Após essa etapa, você entra usando CPF ou e-mail. Depois desse processo, o nome do titular da conta irá aparecer na parte superior direita da tela. Passe o mouse em cima do nome e um menu surgirá. No menu, a opção “Resgate do bilhete cortesia” é a que deve ser selecionada.

Em seguida, a imagem e comando que irá aparecer é:

Sendo assim, clique em “Compre aqui” e logo em seguida, uma página para a busca de passagens aéreas abrirá. É importante que voce repare que o título “Resgatar Bilhete Cortesia” aparece. Caso não ocorra, reinicie o processo.

O bilhete cortesia não é permitido multi-trecho, podendo ser escolhido destinos apenas ida ou ida e volta dentro do Brasil e da América do Sul. Ressalva para a pesquisa e compra serem feitas apenas para duas pessoas. A escolha do bilhete é da mesma forma que na compra de passagens em dinheiro, no site. Logo, as opções disponíveis são apresentadas e você deve escolher qual tarifa deseja, se é a Light, Plus, Max ou, em voos na América do Sul, Premium Economy.

Após a escolha dos voos, partimos para o preenchimento dos dados dos passageiros. O primeiro deve ser sempre o viajante que possui a conta Smiles Diamante. Inclusive, é necessário que informe o número Smiles para reservar os assentos sem custo, mais para a frente.

Mais tarde, insira os dados do viajante cortesia. Esse viajante não precisa ter qualquer parentesco com o cliente Diamante. Caso o viajante tenha número Smiles, é possível informar, porém, este não acumulha milhas ou trechos qualificáveis, apenas o aproveitamento dos benefícios extras da sua categoria.

Quase chegando ao fim, o passo seguinte é reservar os assentos. Se você inseriu o número Smiles Diamante na etapa anterior, aqui, a marcação é grátis para poltronas GOL+Conforto e nas saídas de emergência para o passageiro e seu acompanhante. Também é possível fazer a marcação grátis após a emissão dos bilhetes.

Será oferecido a compra de serviços extras, como bagagem despachada e transporte de pet na cabina. Se não é da sua demanda, pule para a próxima página. Para finalizar, é mostrado o resumo da reserva, com os voos selecionados e o valor a ser pago. O pagamento, pode ser feito com cartão de crédito (em até 5x sem juros) e transferência bancária (inclusive, PIX), através de agências da Caixa e Lotéricas e das carteiras digitais PicPay e Mercado Pago.

Informações relevantes de quem entende de companhias aéreas:

Frequentemente fazer isso pelo site tem dado erro. Então, caso não seja possível emitir por este meio, o método usado é o velho e bom telefone (haha) através do número: 03001152121. É só relatar que o site esta com problemas pra emitir o bilhete cortesia e o atendente irá lhe ajudar com o problema.

Outro detalhe é que o bilhete cortesia de 2022 tem que ser emitido até 31/12/2022, mas a viagem pode ser marcada para 2023, caso seja de seu interesse. O mais crucial é a recomendação de não deixar para última hora, pois podem ocorrer problemas com o sistema ou com aumento de preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *